19.10.11

O louco



"O Louco é o vigésimo segundo Arcano Maior do Tarot ou, simplesmente, o número 0, conforme os baralhos. Esta carta representa um jovem leve e solto, que caminha a tocar flauta. À sua frente está um precipício. Tem uma trouxa às costas, há uma borboleta que voa por ali e um cão que lhe morde o calcanhar. A carta tem o número XXII e a letra hebraica TAU (no Tarot de Thoth / Crowley a letra ALEPH). Busca, desapego, impulso, excitação.

SIMBOLOGIA
No louco, tudo é leve e solto. Isto pode trazer inquietação e actividade, pode trazer mudanças àquilo que está estagnado. O cão tenta avisá-lo do precipício que tem à frente, mas parece que ele nem percebe, por estar distraído a olhar a borboleta, livre. Simboliza o desligamento da matéria, uma história a ser vivida, continuar vivendo a vida sabendo que algo surpreendente poderá acontecer e aceitar esse fato despreocupadamente. O acaso irá resolver tudo. Pode ser interpretado como despreocupação, curiosidade de experimentar coisas novas ou até mesmo um pouco de confusão. Também pode significar que o Louco partiu em busca de algo que procurava, como um desejo que de repente extravasa, uma busca que foi sufocada durante muito tempo. Geralmente o conselho é seguir a espontaneidade e estar aberto para tudo aquilo que a vida tem a lhe oferecer. Deve-se aceitar que você é um aprendiz da vida."


in Wikipédia



A intenção deste texto nem seria originalmente esta. Queria construir a história de um velho louco, perdido pelas ruas desta cidade onde vivo. De um velho ou de diversos velhos. De velhos, de novos, de homens e de mulheres, de loucos ricos e pobres; porque esta cidade está cheias deles e já mereciam que eu lhes dirigisse a palavra. Contudo, na fase prévia à das palavras, tenho por hábito procurar o significado das coisas no dicionário, ler outros livros, procurar imagens, associar uma música... enfim, perceber o espírito daquilo sobre o qual quero escrever.
E foi nesse novelo de informação que me deparei com a carta de Tarot "O Louco". E eu gosto desta carta. Talvez a carta que prefiro logo depois da "Roda" e da "Morte". Mas o que importa agora, para se entender o interesse em alterar a direcção de um texto, que poderia ser mais interessante dentro do campo da ficção, é o significado da carta em questão, e a sua aplicabilidade em nós, homens e mulheres. De facto alguns de nós são loucos, em gradações variadas, mas todos o somos, ou fomos, em algum momento. E eu gosto de pessoas desprovidas da noção da realidade. Digo muitas vezes que são os loucos que me "levam no bico". Que é como quem diz, que tenho uma predilecção por gente louca, diagnosticada ou não. E isto nem tem qualquer sentido depreciativo ou até irónico. É a realidade assustadora da minha personalidade. Aqueles a quem chamam malucos, doidos, esquizofrénicos, alucinados, bipolares e por aí fora, são, regra geral, pessoas por quem acabo por nutrir uma empatia não comum. E não é pena. É admiração e curiosidade. Gostava de saber o que lhes vai na cabeça.
O que não se pode confundir são esses ditos loucos com os seres comuns que não são loucos mas são apenas néscios, idiotas e fracos de princípios e moral. Esses são só parvos e, de algum modo pouco inteligente, perigosos. Esses são apenas poeira em forma de gente. E é em relação a esses que tenho qualquer coisa a dizer. Também passo a vida a cruzar-me com eles. Conheço alguns, por contingências da vida, e conheço outros porque tinha o filtro avariado e não percebi a tempo quem eles eram. Acontece a todos, creio!? Esse tipo de gente não me merece o respeito mas perco tempo da minha vida e energias que não deveria despender. Infelizmente é isto que acaba por acontecer. Não nos servem de nada a não ser para nos consumir e posteriormente nos caírem na consciência como um erro que não deveria ter ocorrido. E o que é que se faz a estes idiotas que andam aos tropeções pelas paisagens (até nos resvalarem em cima apesar dos múltiplos avisos) que o melhor para todos seria terem os dois pés bem assentes no chão?
Pois nada.... Engole-se em seco, amargura-se um bocadinho, chora-se por não mais de cinco minutos e depois... Depois segue-se em frente sem deixar rasto, para que o caminho não fique a descoberto e eles possam vir atrás.
Um dia hei-de escrever sobre os loucos que me merecem consideração porque hoje não passou de mais que um desabafo que não se podia ficar pelo papel.

Posto isto, segue o recado:
"E foi por isto que quando te disse que não me queria apaixonar por ti, por saber que não havia um futuro, que tu me respondeste que só pensavas no presente. O que contava era o momento, sem olhar em frente. Que não pensavas muito no que estará por vir.
E eu ainda nem sabia que era inevitável o desastre. Apesar de te ter servido de cão para avisar do precipício, preferiste não pensar e ir atrás das minhas lindas borboletas. O meu sagrado Paná-paná que há mil anos descansava inerte no fundo dos meus sentimentos.

Caíste, pois caíste. E eu não te irei erguer."







3 comentários:

  1. O moralista é como um sinal de trânsito que indica para onde se pode ir para uma cidade, mas não vai. (Charles Dickens)
    Eu não sou moralista!
    Presumo que doeu. Lamento!

    ResponderEliminar
  2. Está-me a chamar moralista? E pensa que me custa? O que me dói são outras coisas que, presumo, já tenha percebido quais são. O resto, são favas contadas. Sou um pouco moralista, sim. Não se iluda, somos todos.

    ResponderEliminar
  3. Não, não estou! Nem toda a gente tem o seu arcabouço.

    ResponderEliminar