13.1.15

Novidades! Ou não...



Acho que devo uma explicação, ou pelo menos dizer um olá, às cinco pessoas que todos os dias insistem em vir aqui.
Antes de mais, e em primeiro lugar, obrigada.
Em segundo lugar, preciso de explicar como se processa o fenómeno "ano novo" comigo para perceberem por onde tenho andado e a razão desta ausência.
Quando um ano começa, eu sou daquelas pessoas que pensa "desta é que é" e "agora é que é a sério". E esta moralização faz com que eu arranque cada ano com uma força de vontade imensa em mudar o mundo, e de me mudar a mim.
Este ano não foi excepção, mas logo em Dezembro percebi que não valia a pena ter as expectativas muito lá em cima e que desta vez era melhor ser mais razoável comigo e com os objectivos que me coloco.
E é em parte nesses objectivos, tangíveis e modestos, que tenho usado o meu tempo, em vez de vir para aqui maçar-vos.
Também sei que lá para Fevereiro, tanta vontade de mudança já se esgotou e volto ao que era, e cá estarei a falar da vida e da morte com uma fotografia a preto e branco a acompanhar. 
Mas, não me esquecendo do que aqui vim fazer, venho justificar a minha falta de pachorra para escrever. Comecemos, então.
No Natal recebi oito livros. Para não fazer o mesmo dos anos anteriores - que é não ler nada do que me ofereceram - empenhei-me nesta tarefa de todos os dias ler o maior número de páginas que me for aprazível, e não me tem corrido nada mal. Já li dois livros e hoje vou começar o terceiro. Senti que precisava de voltar às leituras e de ganhar balanço para voltar a escrever. Estou muito satisfeita com esta resolução de ano novo, e de usar umas horas do meu dia nisso.
Entretanto também tenho ido ao ballet e tenho lido mais sobre ballet e estudado uns vídeos. Isto de se aprender uma coisa completamente nova e fora da nossa zona de conforto devia ser obrigatória. Periodicamente deveríamos ser obrigados a fazer algo fora das expectativas. Estou a encontrar sentimentos que não conhecia. Nunca fez tanto sentido associar o cor-de-rosa ao ballet, porque, de facto, sinto-me cor-de-rosa por dentro (nem queiram ver), pela actividade propriamente dita e pelas pessoas que nela encontrei.
Também tracei um objectivo importantíssimo para a minha saúde física, mental e emocional. Talvez o mais importante dos últimos anos: dormir. Impreterivelmente, às 22:00 estou na cama. A ler, a escrever, a ver tretas na net, mas o corpo já está na cama e antes das 24:00 estou a dormir. Para ajudar passei a tomar sempre um duche quente mesmo antes de ir para a cama e adoptei a botija de água quente como a minha nova melhor amiga.
Este também é o ano em que vou emagrecer de maneira mais tranquila e definitiva. Sem a pressão de outros tempos mas com a maturidade que há muito necessitava ter para lidar com este assunto. Precisava de perder um determinado número - que não vou revelar - mas, vou ser razoável, e ficar-me por metade desse número para que a desmotivação não leve a melhor. Vou ser capaz, e vai ser para sempre. Prometo. Mas também para isso preciso de tempo e de viver com menos ansiedade e, às vezes, creio que o blog me alimentava essa ansiedade.
Talvez a mais importante das resoluções deste ano seja: não me maçar. Já tenho idade para não me deixar levar pelos impulsos e reagir a quente. Se coisa houve que 2014 me ensinou para este ano foi a ter travão. Se os desastres estão prestes a acontecer, estão todos a ver, mas ninguém faz nada, então também não serei eu a fazê-lo. E não é por filha da putice, é porque em 90% das situações não tenho mesmo nada a ver com o assunto e não me devo envolver. Ando sempre a tomar as dores dos outros, a pensar que vou mudar as cabeças das pessoas, a fazer vinte e cincos de Abril... para quê? Nada. Só para me maçar. Por isso vou-me manter na minha, calada, sossegada, de uma maneira tranquila e honesta. Não me vou tornar na pessoa que não gosto de ver nos outros. Não vou falar da vida alheia e irei ser muito mais comedida a falar da minha. E não digo isto de maneira áspera. É mesmo sentido e nascido de uma profunda necessidade de mudança. Eu preciso ser diferente com os outros para receber dos outros um tratamento diferente. Eu acredito no Karma e acho - sei - que o que dou recebo em troca. E este ano não recebi lá grande coisa o que deve querer dizer alguma coisa sobre mim.
Finalmente, ando a empatar algum do meu tempo noutro blog. Não em blogs alheios (deixei, simplesmente, de abrir outros blogs) mas na construção de um novo blog. Nada de imagens a preto e branco, nada de nostalgias, nada de romance, nada de sofrimento. Precisava de um refresh e descobri uma maneira bem mais divertida de o fazer, mesmo que a via continue a ser um blog.
E acho que era mesmo só isto que tinha para actualizar, para vos dizer a vocês, minha meia-dúzia de fiéis leitores.
Quando estiver em condições voltarei - normalmente quando deixo os capítulos a meio volto logo no dia seguinte - espero, com coisas bem mais interessantes para vos dizer.



8 comentários:

  1. Fico aqui, à espera de te ler.

    Bom ano, DC! Que atinjas tudo aquilo a que te propuseste! :)

    ResponderEliminar
  2. E no interregno entre este meio-capítulo e o próximo, venho aqui dizer-te que te desejo um 2015 de sucesso. Sucesso na perda de peso e nas mudanças que já começaste a operar em ti. Sucesso.
    Gostei muito deste post, foi um prazer lê-lo. É honesto, é puro.

    ResponderEliminar
  3. 'Senti que precisava de voltar às leituras e de ganhar balanço para voltar a escrever'....
    Basta-me isto e saber que vais confiante para mais um recomeço.
    Obrigada pelo teu post.
    A Uva Passa vai passando.

    ResponderEliminar
  4. Eu espero para ti o que pensei para mim para este 2015: que te dê o que precisas, não o que queres. As vezes o que queremos não é o que precisamos, por isso não desejei nada na passagem do ano, não fiz listas nem coisa nenhuma. Fechei os olhos e entreguei-me ao que vier. Tudo de bom para ti. :)

    ResponderEliminar
  5. Pelo menos tens um plano...isso já é óptimo!
    Eu também tenho uma botija que adoptei como amiga, chama-se Clotilde! eheh

    Cá estarei também para te ler... :)

    ResponderEliminar
  6. Pensei que se tivesse perdido pelo RJUE ;)

    Nós continuamos cá :)

    Mafalda

    ResponderEliminar
  7. ainda não faço parte da tal meia dúzia que vem sempre, mas espero vir a fazer! quanto a resoluções, eu apoio sempre quem as toma!

    ResponderEliminar
  8. Afinal, já são sete, comigo oito...não, não venho só fazer número, quando venho é para ler com atenção, por isso, às vezes, passo cá e arrepio caminho, nos dias em que aqui está estendido um lençol de texto, para depois voltar com o tempo que a sua escrita merece. Voltarei sempre, portanto, mas já lhe tinha dito. Pois que este seja um ano de resoluções, concretizações e inspirações.

    ResponderEliminar