7.12.12

Porque é que o mar é azul?




"A água do mar é transparente. Mas, quando se observa, ele parece azul, verde ou até cinzento. O reflexo do céu não torna o mar azul , o que torna o mar azul é o fato de que a luz azul não é absorvida ,ao contrario do amarelo e do vermelho. Também depende da cor da terra ou das algas transportadas pelas suas águas. A partir de uma certa profundidade, as cores começam a sumir do fundo do mar. A primeira cor a desaparecer é a vermelha, aos seis metros; depois, aos quinze, some a amarela, até chegar a um ponto em que só se verá a cor azul."



Há um lago no Senegal que contraria a natureza e as ideias dos homens. Este lago nasceu cor-de-rosa. 
No Senegal, e em outros lugares do mundo, o mar não é azul e a pergunta "porque é que o mar é azul?" perde a cor e o sentido. Quando perguntamos "porque é que o mar é azul, ou verde, ou cinzento, ou cor-de-rosa?" percebemos que afinal ele não tem nenhuma das cores e nós somos iludidos por seres que o habitam e lhe dão a cor que quiserem. A água do mar é transparente. A água do mar é transparente mas nós gostamos mais de a colorir, mesmo que isso não passe de uma enorme ilusão.
Tantas coisas na nossa vida que são assim.
Tanta coisa na nossa vida que, quando aprofundamos, percebemos não ser aquilo que pensávamos. 
Tantas coisas que, quando as compreendemos, preferiríamos que fossem cor-de-rosa.
As lógicas perdem a lógica quando lhe procuramos o fundo e encontramos a excepções.
Perguntamos "porque é que não arriscas?" e a pergunta perde o sentido da sua ousadia nas excepções que mostram que houve quem arriscasse e perdesse tudo.
Pensamos "não vou voltar a errar" e a ideia morre quando nos lembramos que por causa dos erros é que aprendemos a não voltar a errar.
Afinal, nada é certo e não existem coisas nem pessoas adquiridas. O que temos tem sempre outras frentes, outras caras e outras respostas. As ideias que guardamos como verdades indestrutíveis, por vezes, cedem sem que nos seja possível acudir nalguma coisa. É aceitar que não tivemos visão para compreender tudo o que estava para além dos olhos.

É mais fácil aceitar que o mar é azul, sem o questionar, mas quem questiona tem um caminho de respostas pela frente que nunca ousou sonhar.
Quem pergunta e indaga há-de chegar a mais formas de resposta e por isso poderá escolher entre muitas outras opções.

Porque é que o mar é azul?
Hoje só o sabemos porque antes de nós alguém não se conformou com a resposta e mergulhou num mar de inquietações.







4 comentários:

  1. O mar é de todas as cores porque o mar é de todos nós...
    Beijos charmosos

    ResponderEliminar
  2. E as inquietações são de que cor? Negras, como diz a nAn?

    ResponderEliminar
  3. Quem faz perguntas nunca fenece.E o mar pode ser azul, verde, vermelho, amarelo.Quando criança desenhava sapos vermelhos.

    ResponderEliminar